sexta-feira, 1 de abril de 2011

formigas

Formigas saúvas sociedadeAs formigas são seres que habitam a Terra há milhares de anos, apesar de apresentarem estatura pequena e nem sempre notáveis elas possuem umasofisticada divisão social e divisão em relação aos seus trabalhos.
A formiga saúva é uma formiga considerada cortadeira, elas se alimentam da seiva que as plantas liberam enquanto estão sendo cortadas, essas espécies de formigas são encontradas nas Américas com exceção do Chile.
As operárias da saúva são divididas em jardineiras, cortadeiras e soldados, cada qual com sua função específica. As jardineiras são as consideradas menores dessa espécie e têm como função fazer a trituração de pedaços de vegetais e colocá-los a disposição dos fungos. As cortadeiras já possuem um tamanho médio, cortam e carregam os vegetais para dentro dos seus formigueiros. Já as formigas soldados são as consideradas maiores da espécie, possuem uma cabeça muito grande e sua principal função é proteger as colônias de inimigos naturais.
As rainhas das saúvas recebem o nome de içá ou tanajura, ela possui um tamanho bem maior que as outras e se distinguem pela colônia.
Os machos são facilmente identificados, eles são distintamente menores, a fecundação dessa colônia de formigas ocorre nos meses de outubro e dezembro.
É no ar que ocorre a cópula e cada fêmea pode copular com até cinco machos, após isso elas procuram um local no solo adequado para começarem suas escavações da sua própria colônia, onde depositam seus primeiros ovos que se transformam em larvas, pupas e então adultos. As primeiras operárias aparecem 60 dias após o vôo nupcial.
As saúvas são dos poucos animais que cultivam seu próprio alimento, por isso, elas são comparadas ao homem e são chamadas de formigas agricultoras.
As saúvas são responsáveis por uma grande parte do consumo de folhas nas florestas. Estudos revelaram que um terço da terra das florestas é composto por formigas, seguidos de abelhas e moscas, esses insetos compõe 75% da biomassa de insetos existentes em todo o nosso planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário